MEMORIAMEDIA e-Museu de Património Imaterial

No passado dia 7 de Fevereiro, o concelho de Cabeceiras de Basto recebeu a visita de José Barbieri, director e fundador do projecto “MEMORIAMEDIA e-Museu de Património Imaterial” (http://www.memoriamedia.net/). Este projecto desenvolve-se em torno da “recolha e difusão da literatura tradicional/ oral/ popular e de todas as formas de manifestação desta cultura – tradicionais e contemporâneas – enquanto parte do património imaterial, nacional e universal da humanidade. Fundamenta-se na urgente necessidade de identificar, registar, preservar e divulgar um património que está em risco de se perder: os contos, as lendas, os provérbios, as lenga-lengas e demais expressões da cultura oral; o “saber-fazer” de antigos artesãos, da pequena indústria tradicional e do comércio tradicional; os costumes e ritos que ainda se manifestam em quotidianos da esfera profissional, familiar e social das populações” (MEMORIAMEDIA, 2011).
Reconhecendo a relevância deste projecto para a preservação do património imaterial concelhio, o Museu das Terras de Basto convidou José Barbieri a percorrer Cabeceiras de Basto, tendo-se efectuado paragens em Moinhos de Rei, Núcleo Museológico do Baixo Tâmega, Casa da Lã e Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe.
Em Moinhos de Rei a visita foi acompanhada pela Arquitecta Inês Gonçalves, autora do livro “Moinhos de Cabeceiras de Basto: apontamentos de conservação”.
Deixamos-lhe algumas fotos desta visita, que esperamos no futuro venha a resultar em iniciativas de interesse patrimonial e cultural.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Referências bibliográficas
GONÇALVES, Inês Manuela Lopes – Moinhos de Cabeceiras de Basto: apontamentos de conservação. Cabeceiras de Basto: Câmara Municipal, 2009.
MEMORIAMEDIA e-Museu de Património Imaterial – Sobre o projecto [Em linha]. [Consult.09 de Fev. 2011]. Disponível em: http://www.memoriamedia.net/.

Créditos fotográficos: José Barbieri.
(AP)

Esta entrada foi publicada em Antropologia com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s