Com o título Memórias do Território 2011 vai realizar-se no Museu das Terras de Basto (Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe) um primeiro Encontro de História Local no qual se pretende dar a conhecer o território em que se insere o Município de Cabeceiras de Basto.
Um território é um espaço multifacetado que pode e deve ser olhado de diferentes maneiras, sendo esse diferente modo de olhar o todo, nas suas diversas e interligadas “parcelas”, o mote para as conferências.
O ciclo de conferências Memórias do Território desdobra-se em dois dias, 19 e 20 de Maio, sendo o primeiro dia de conferências (cinco no total) e o segundo de visita ao património de Cabeceiras de Basto.
A inscrição é gratuita (ver boletim de inscrição em anexo).
PROGRAMA
Dia 19
09h30 Recepção aos participantes
10h00 Sessão de abertura
10h30 Vida no Campo, por Álvaro Domingues (Geógrafo, professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto)
11h15 Pausa para café
11h45 Notas para um inventário arqueológico de Cabeceiras de Basto, Francisco Manuel Veleda Reimão Queiroga (Prof. Associado, Universidade Fernando Pessoa)
12h30 Pausa para almoço (almoço não incluído)
14h30 Moinhos de Cabeceiras de Basto: Apontamentos de Conservação, por Inês Gonçalves (Arquitecta, Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto)
15h15 Muros-apiários do médio Tâmega: um património a preservar, por António Pereira Dinis (Investigador do CITCEM, Consultor da Câmara Municipal de Mondim de Basto para a área da arqueologia)
16h00 A construção da Linha do Tâmega (1905-1949), por Ricardo Cardoso (Coordenador do Serviço de Inventário da Fundação Museu Nacional Ferroviário – Armando Ginestal Machado)
16h45 Pausa para café
17h15 Momento musical, da responsabilidade do Grupo de Cantares da ANAC / Norte, da Caixa Geral de Depósitos
Dia 20*
09h00 Visita ao Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe
09h45 Partida para Abadim
10h15 Visita a Moinhos de Rei (orientada por Inês Gonçalves)
11h00 Partida para S. Nicolau de Cabeceiras de Basto
11h30 Visita ao castelo de S. Nicolau (orientada por Francisco Queiroga)
12h30 Regresso ao Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe
13h00 Almoço (almoço não incluído)
14h30 Partida para Mondim de Basto
15h30 Observação da silha de Arjuiz (orientada por António Pereira Dinis)
16h00 Visita a Pardelhas e observação das silhas de Requeixo
17h00 Visita às Fisgas de Ermelo
18h15 Regresso a Cabeceiras
19h00 Chegada ao Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe
*O programa de visitas pode ainda vir a sofrer alguns acertos.