Aqui vos oferecemos um prato de orelheira com grelos que se costuma fazer em Cabeceiras por altura do Carnaval. Que vos faça bom proveito!
Ingredientes (para cinco pessoas):
• 1 orelheira
• 1 Kg de grelos
• 5 batatas
• Sal, q.b.
• Azeite, q.b.
Salga-se a orelheira previamente, esfregando-a com sal e alho picado, ficando a tomar-se de sal durante pelo menos dois dias.
Corta-se a orelheira aos bocados e coloca-se com água num pote de três pernas ou numa panela, indo a cozer durante cerca de 1 hora.
Entretanto cortam-se os grelos (com cerca de 7 cm) e descascam-se as batatas cortando-as ao meio. Passado 1 hora retira-se a orelheira para um recipiente e reserva-se. Na água da cozedura das carnes deitam-se as batatas e passado cerca de 10 minutos os grelos. Quando os grelos estiverem cozidos deita-se novamente a orelheira (para aquecer). Finalmente é coado, colocado numa travessa e leva-se à mesa regado com azeite.
Data da recolha: Fevereiro de 2011
Informante: Maria da Conceição Gonçalves Mouta
Idade: 69 anos
Natural de: Cavez (Cabeceiras de Basto)
Residente em: Lugar de Recovos, freg. Pedraça (Cabeceiras de Basto)
Coletor: Maria de Fátima Magalhães
Notas: Este prato fazia-se na altura do Carnaval, tendo Maria da Conceição aprendido a prepará-lo com a avó, natural de Cavez.
Hoje em dia Maria da Conceição cozinha em fogão a gás em panelas de inox, mas, na noite de consoada toda a refeição continua a ser preparada na lareira, no pote de três pernas. Alturas há em que, mesmo não sendo véspera de Natal, Maria da Conceição não resiste a cozinhar à lareira no velho pote de três pernas.
(IMF)