Para os apreciadores de manjares típicos cá vos deixamos uma receita de Caldo de Farinha.
Ingredientes:
• Meia tigela pequena de feijão
• Um punhado de grelos
• 1 tigela média de farinha de milho peneirada
• Sal, q.b.
• Azeite, q.b.
• carne de porco, q.b.
Num pote de três pernas com cerca de quatro litros de água deita-se a cozer o feijão e a carne cortada aos bocadinhos. Quando o feijão estiver praticamente cozido, deitam-se os grelos segados finamente (cerca de 1 cm). Um pouco antes de retirar a sopa do lume acrescenta-se a farinha, o sal e o azeite mexendo sem parar, até desaparecerem os gomos da farinha.
Data da recolha: Janeiro de 2011
Informante: Maria da Conceição Gonçalves Mouta
Idade: 69 anos
Natural de: Cavez (Cabeceiras de Basto)
Residente em: Pedraça, lugar de Recovos (Cabeceiras de Basto)
Colector: Maria de Fátima Carvalho
Notas: Maria da Conceição aprendeu a fazer este prato com a avó que era natural de Cavez sendo que hoje raramente o faz. O caldo de farinha costumava fazer-se em Janeiro/Fevereiro.
Hoje em dia Maria da Conceição cozinha em fogão a gás em panelas de inox, mas, na noite de consoada toda a refeição continua a ser preparada na lareira, no pote de três pernas. Alturas há em que, mesmo não sendo véspera de Natal, Maria da Conceição não resiste a cozinhar à lareira no velho pote de três pernas.
(IMF)