Com o título Memórias do Território 2011 vai realizar-se no Museu das Terras de Basto/Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe (núcleo do Museu Nacional Ferroviário cuja gestão é partilhada com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto) um primeiro Encontro de História Local no qual se pretende dar a conhecer o território em que se insere o Município de Cabeceiras de Basto.
Um território é uma espaço multifacetado que pode e deve ser olhado de diferentes maneiras, sendo esse diferente modo de olhar o todo, nas suas diversas e interligadas “parcelas”, o mote para as conferências.
O ciclo de conferências Memórias do Território desdobra-se em dois dias, 19 e 20 de Maio, sendo o primeiro dia de conferências (cinco no total) e o segundo de visita ao património de Cabeceiras e de Mondim de Basto.
A inscrição é gratuita (ver boletim de inscrição em anexo)
Enviar inscrições para email: museu.cabeceiras@mail.telepac.pt
Blogue: https://museuterrasbasto.wordpress.com/
Programa
Dia 19 de Maio: Conferências
09h30 Recepção aos participantes (Inscrição gratuita)
10h00 Sessão de abertura
10h30 Vida no Campo, por Álvaro Domingues (Geógrafo, professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto)
11h15 Pausa para café
11h45 Notas para um inventário arqueológico de Cabeceiras de Basto, Francisco Manuel Veleda Reimão Queiroga (Prof. Associado, Universidade Fernando Pessoa)
12h30 Pausa para almoço
14h30 Moinhos de Cabeceiras de Basto: Apontamentos de Conservação, por Inês Gonçalves (Arquitecta, Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto)
15h15 Muros-apiários do médio Tâmega: um património a preservar por António Pereira Dinis (Investigador do CITCEM, Consultor da Câmara Municipal de Mondim de Basto para a área da arqueologia)
16h00 A construção da Linha do Tâmega (1905-1949), por Ricardo Cardoso (Coordenador do Serviço de Inventário da Fundação Museu Nacional Ferroviário – Armando Ginestal Machado)
16h45 Pausa para café
17h15 Visita ao Núcleo Ferroviário
Dia 20 de Maio: Visita ao Património
O município de Cabeceiras de Basto disponibiliza gratuitamente um autocarro com 50 lugares (inscrições limitadas ao número de lugares existentes. Há também a possibilidade de fazer o percurso em carro próprio).
09h00 Partida para Mondim de Basto (saída da Praça do Mercado)
10h00 Observação da silha de Arjuiz (orientada por António Pereira Dinis)
10h40 Visita a Pardelhas e observação das silhas de Requeixo
11h30 Visita às Fisgas de Ermelo
12h00 Regresso a Cabeceiras
13h00 Almoço
14h15 Partida para Abadim
15h00 Visita a Moinhos de Rei (orientada por Inês Gonçalves)
15h50 Visita à Torre de Abadim
16h30 Chegada a Cabeceiras de Basto (Praça do Mercado)
Descarregar Boletim de Inscrição
(IMF)