Ingredientes (para cinco pessoas):
- Meia tigela de feijão amarelo pequeno (feijão moleirinho)
- 0,5 Kg de couve-galega
- 2 Fatias de broa
- 1 Salpicão
- Azeite, q.b.
- 2 dentes de alho
- Sal, q.b.
Num pote de três pernas ou numa panela contendo 4 litros de água coze-se o feijão durante 1 hora. Entretanto, as couves são segadinhas (cortadas finas) e a broa cortada aos bocadinhos. Depois de os feijões estarem cozidos acrescenta-se-lhes as couves segadas, o salpicão e o sal, deixando-se cozer durante 10 minutos.
Côa-se e dispõem-se num alguidar, onde se acrescentam os bocadinhos da broa, o alho picado e o azeite. Finalmente envolve-se tudo e leva-se à mesa no próprio alguidar.
Data da recolha: Fevereiro de 2011
Informante: Maria da Conceição Gonçalves Mouta
Idade: 69 anos
Natural de: Cavez (Cabeceiras de Basto)
Residente em: Pedraça, lugar de Recovos (Cabeceiras de Basto)
Colector: Maria de Fátima Carvalho
Notas: Maria da Conceição aprendeu a fazer este prato com a avó que era natural de Cavez. A melhor altura para o preparar é em Abril/Maio quando as couves são novas e por isso muito tenras.
Hoje em dia Maria da Conceição cozinha em fogão a gás em panelas de inox, mas, na noite de consoada toda a refeição continua a ser preparada na lareira, no pote de três pernas. Alturas há em que, mesmo não sendo véspera de Natal, Maria da Conceição não resiste a cozinhar à lareira no velho pote de três pernas.
(IMF)
A minha mãe, que é natural de Cavez e se chama Amélia de Jesus Magalhães, costuma fazer este prato aos domingos. E, o que é melhor, toda a gente adora! gostei de descobrir por aqui os genuinos sabores de Cavez! Parabéns! continuem!