No Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe (Museu Nacional Ferroviário) encontra-se patente material circulante de relevo, cronologicamente compreendido entre os séculos XIX e XX e que vale a pena visitar.
Para lhe aguçar o interesse e curiosidade, todas a semanas publicaremos pequenos textos sobre cada uma das peças expostas.
Para começar apresentamos-lhe a Locomotiva MD 407.
Locomotiva MD 407
A locomotiva MD 407 foi construída, em 1908, na cidade de Kassel (Alemanha), pela empresa Henschel & Sohn e adquirida pelos Caminhos de Ferro do Estado – Direcção do Minho e Douro.
Circulou na linha de Guimarães (Trofa, Lousado, Guimarães e Fafe) e, provavelmente, no trajecto do Porto à Póvoa de Varzim e da Póvoa de Varzim a Famalicão.
Trata-se de uma locomotiva de via estreita (1 metro de bitola), com um depósito incorporado para transporte de carvão. Tem capacidade para 3500 litros de água e 1300 kg de carvão. A iluminação funciona a acetileno.
(IMF, FC, AP)