“Mulheres de Bucos (Cabeceiras de Basto): o trabalho da lã” é o nome da nova exposição do Museu das Terras de Basto (Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe), que foi inaugurada no passado dia 15 de setembro, por volta das 16h30.
Esta mostra, que estará patente até junho de 2013, retrata todos os trabalhos inerentes ao ciclo da lã: as ovelhas, o pré-tratamento da lã, a produção do fio, a sua utilização/transformação e os vários utensílios que lhe são associados.
O trabalho das mulheres de Bucos em torno da lã consta também num livro recentemente editado e intitulado «Mulheres de Bucos (Cabeceiras de Basto): trabalho da lã».
Algumas dezenas de pessoas participaram neste evento, entre as quais, destacamos as mulheres de Bucos, que demonstraram na exposição um pouco da sua arte.
A exposição é complementada com um conjunto de atividades educativas, mediante marcação. A saber:
• Agulha não pica – uma oficina de trabalhos manuais para miúdos e graúdos com recurso à utilização de agulhas, lã e serapilheira.
• Vamos trabalhar a lã – são elaborados pompons divertidos que podem ser usados com diversos fins.
• Aprender brincando – sentir e cheirar a lã no seu estado natural, utilizando-a para fazer colagens em desenhos de ovelhas, uma forma divertida de conhecerem a proveniência da lã.
(FC)