Apresentação das pinturas e espelhos restaurados do Núcleo de Arte Sacra

Ao longo de 2012 o acervo patrimonial do Núcleo de Arte Sacra da Igreja de S. Miguel de Refojos foi sendo enriquecido pelo restauro de nove pinturas a óleo sobre tela, três das quais, Padre Eterno, Incredulidade de S. Tomé com S. Domingos de Gusmão Orante e Adoração aos Pastores, vêm sendo atribuídas ao pintor portuense Francisco Correia. Seguem-se as restantes pinturas, S. Bento (inícios do séc. XVII), Santa Maria Madalena (finais de séc. XVII), Cristo Redentor (finais de séc. XIX), D. Gomes Soeiro (séc. XVII), Bandeira processional Virgem/Anjos (séc. XIX) e Bandeira processional Calvário (segunda metade séc. XVI).
Foram ainda alvo de conservação e restauro, quatro espelhos da antiga sacristia, cujo desenho é de Frei José de Santo António de Vilaça, monge beneditino, que executou obra para as grandes casas beneditinas do norte de Portugal.
Em boa hora a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto decidiu avançar com a intervenção de conservação e restauro tendo em vista a preservação deste acervo. O restauro foi executado pelas Oficinas Santa Bárbara Conservação, Restauro e Divulgação de Bens Culturais, Lda.
Este espólio, agora restaurado, está exposto no Núcleo de Arte Sacra e foi apresentado à comunidade no dia 14 de março com a presença da Senhora Diretora da Direção Regional da Cultura do Norte, Arquiteta Paula Silva.

(FC)

Esta entrada foi publicada em Descobrindo as colecções com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s