Lenda do Alto das Meninas

A lenda abaixo transcrita foi recolhida em 1989, pela professora Glória Sousa, natural e residente na freguesia de Cavez, lugar de Arosa. A sua informante foi sua avó, Albina Gonçalves Badim, na altura com 84 anos e natural da freguesia de Cavez, lugar de Arosa.

Lenda do Alto das MeninasRio Tâmega2
Reza a lenda que uma senhora saiu de casa para ir vender sardinhas, tendo deixado as suas duas filhas entregues aos cuidados de uma moça de nome Ester.
Resolveu esta sair com as meninas para levar um burrito a pastar junto ao rio Tâmega.
Por descuido uma das meninas caiu ao rio e afogou-se. Com medo de que a outra irmã desse conta do sucedido, a Ester resolveu também afogá-la.
Chegada a casa conta a seu pai o sucedido, tendo este decidido ir buscá-las ao rio, metê-las dentro dum saco, levá-las para o monte e enterrá-las.
Quando a mãe das meninas chega a casa e não as encontra, é informada pela Ester de que elas tinham fugido. A mãe, desesperada, corre montes e vales à procura das filhas, mas nunca mais as encontrou.

Na aldeia de Moimenta, em Cavez, nas noites quentes de verão, os homens tinham por hábito apanhar ar fresco no pátio das suas casas, com vistas para um monte bem alto situado no lugar de Arosa.
Todas as noites aparecia no céu uma estrela com uma cauda a indicar sempre o mesmo sítio. Uhm, ali havia história… Decidiram juntar-se e ir contar o sucedido ao senhor Abade. No dia seguinte dirigiram-se todos ao monte indicado pela estrela, e, com surpresa, descobriram um grande penedo coberto de rosas brancas…
Das meninas nada mais se soube, mas a roseira ainda hoje lá está, cobrindo o penedo com lindas rosas.
Desde então, em homenagem a essas duas meninas, o monte passou a chamar-se o Alto das Meninas.

(FC)

Esta entrada foi publicada em Antropologia com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s