Lenda da Ponte de Cavez

MC_03054Dados históricos apontam o século XIII como data de construção da Ponte de Cavez a qual atravessa o rio Tâmega e liga entre si as províncias do Minho e de Trás-os-Montes. Tal obra, de grande envergadura, teria tido como pedreiro Frei Lourenço Mendes, monge dominicano, ao qual se atribuem grandes milagres durante a realização da obra.
Contudo, a lenda que aqui se narra está relacionada não com a obra em si, mas sim com o local destinado à construção da ponte.
Inicialmente os alicerces começaram a ser levantados no lugar de Vila-Franca, Cavez, onde, ainda hoje, podem ser observados. Todavia, já com as obras em bom ritmo, ouviu-se uma voz sobrenatural – que a tradição popular atribuiu a S. Bartolomeu, santo de tradições seculares o qual ainda hoje é celebrado na Capela da Ponte – que assim bradava:
– “Mais acima, mais acima”.
Mudaram-se, então, os operários com as respetivas ferramentas para o chamado “Poço das Laranjeiras”, situado, também, no rio Tâmega e nas proximidades da confluência com o rio Cavez.
Porém, após o reinício dos alicerces, os quais também hoje ainda são visíveis, a mesma voz fez-se ouvir:
– “Mais acima, mais acima.”
Nova mudança e, pela terceira vez, a ponte é começada, desta feita, uns cento e tal metros mais acima, subindo o curso do rio, bem próximo do local onde se situa a Capela de São Bartolomeu.
Aí, a voz deixou de se ouvir e a ponte foi, final e definitivamente, construída, podendo ainda hoje ser observada na sua imponência e beleza, ou não fosse ela um monumento de interesse nacional e uma das mais importantes obras arquitetónicas do nosso concelho.

NOTA: Esta lenda foi escrita com base num texto existente no Museu das Terras de Basto e intitulado: Retalhos de Tradição, por Zé Pedro Lendário.

(FM)

Esta entrada foi publicada em Antropologia com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Lenda da Ponte de Cavez

  1. Não sou de essa zona mas vou la muitas vezes duas veses por ano em media e gosto muito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s