Dia Internacional de Monumentos e Sítios celebrado na Casa da Lã

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através do Museu das Terras de Basto, associou-se hoje, dia 18 de abril, à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios promovida pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com a ICOMOS Portugal.

A iniciativa decorreu na Casa da Lã, um dos quatro núcleos que integram o Museu das Terras de Basto, onde os visitantes puderam participar na atividade ‘Mulheres de Bucos: conversas e lãs em dia…’.

Esta manhã, as crianças do Jardim de Infância de Bucos estiveram na Casa da Lã a assistir à execução de diversos trabalhos em lã efetuados pelas mulheres de Bucos que, na oportunidade contaram as suas histórias e partilharam experiências e memórias.

Durante a tarde, as Mulheres de Bucos estiveram a trabalhar e receberam outros visitantes neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cuja celebração pretendeu salvaguardar a herança cultural, reforçar os laços identitários e fomentar o diálogo entre a tradição e o progresso.

Cabeceiras de Basto celebrou, assim, este Dia Internacional dos Monumentos e Sítios num núcleo museológico ‘vivo’, onde o visitante, para além de ver o espólio exposto, pode apreciar a arte de trabalhar a lã ao vivo que as Mulheres de Bucos partilham com mestria e sabedoria.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s