Conservação das esculturas de S. Bento e Sta. Escolástica no Núcleo de Arte Sacra

No âmbito da conservação das esculturas do Núcleo de Arte Sacra da Igreja de S. Miguel de Refojos, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto através da Façanha Efémera, Unipessoal, Lda., realizou a intervenção de manutenção das esculturas de S. Bento e Santa Escolástica.

Efetuou-se registo fotográfico com especial incidência nas patologias relacionadas com o seu estado de conservação, preparou-se o seu encapsulamento, com película plástica para criar um ambiente saturado e as peças foram submetidas a tratamento de desinfestação (xilix 3000 P) através da aspersão. As peças foram mantidas em ambiente saturado durante 3 dias.

Após a remoção da película plástica, levou-se a efeito uma limpeza geral com hidrocarbonetos fracos (white spirit), o que permitiu remover a camada de poeiras e ceras oxidadas que cobria a superfície.

Uma vez secas as peças, procedeu-se à aplicação duma mistura cerosa (cera de abelha pura e resina dammar) em toda a superfície. Após 24 horas desta aplicação, procedeu-se ao seu polimento com panos apropriados ausentes de pelo.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s