Ingredientes
250 gr de açúcar
250 gr. de farinha
1 ovo
1 gema
70 gr. de manteiga
1 limão
Preparação
Mistura-se o açúcar com os ovos, a água, a manteiga já derretida e a casca de limão ralada.
Adiciona-se a farinha e amassa-se muito bem. De seguida fazem-se umas bolinhas pequenas, que vão ao forno, a cozer em tabuleiro polvilhado com farinha.
Fonte: Ó Trabalhos Meus, página de facebook de Mário Teixeira, residente em Refojos.
Receita fornecida pela sua mãe Alcina Teixeira.
Notas: Alcina Teixeira natural de Penafiel (Porto) foi viver para Moçambique, Vila de Manica com os seus familiares, aos 15 anos. Aí conheceu o homem que veio a ser seu marido, Alexandre Teixeira, natural da freguesia de Cavez, Cabeceiras de Basto, que lá trabalhava nos caminhos de ferro.
Juntos, viveram em Moçambique cerca de 26 anos, e onde Alcina Teixeira tinha uma moagem de milho e um estabelecimento comercial. Foi adquirindo o gosto pela cozinha, dedicando-se a fazer bolos, mas somente para as festas de família. Procurava as receitas de bolos em revistas.
Por volta de 1966, na revista “Cozinha Regional Portuguesa “, de Maria Odette Cortes Valente (revista que acompanhava o Jornal de Notícias), descobriu a receita do bolo de mel de Cabeceiras de Basto, biscoitos de limão de Cabeceiras e os cassianos de Cabeceiras. A receita do bolo de mel e os biscoitos de limão de Cabeceiras, já foram aqui divulgados, hoje divulgamos os .cassianos de Cabeceiras.
Com a revolução do 25 de abril vieram viver para Cabeceiras de Basto.