A Festa das Papas contada em poesia

Gondiães e Samão são aldeias de montanha da União de freguesias de Gondiães e Vilar de Cunhas, com uma admirável paisagem natural, situadas no limite do concelho de Cabeceiras de Basto e vizinhas de Montalegre e Ribeira de Pena.

Aqui, todos os anos, se cumpre a tradição da Festa das Papas, no dia 20 de janeiro, nos anos pares em Gondiães e nos anos ímpares no Samão.

Esta festividade é dedicada a São Sebastião – padroeiro contra a fome, a peste e a guerra -, por em tempos longínquos a população ter recebido, num momento de aflição, a proteção deste Santo.

Este ano compete às gentes de Samão a azáfama da preparação da festa, sempre com muita dedicação, e o gosto de receber os forasteiros, que por devoção, curiosidade ou pelo apreço das tradições, aparecem sempre em grande número.

É sobre esta tradição que vos damos a conhecer as catorze estrofes realizadas por Benta Lopes, de 79 anos, residente em Gondiães, as quais nos descrevem a Festa das Papas.

Advertisement
Esta entrada foi publicada em Antropologia, Etnografia. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s